23 de dezembro de 2006

Mais CJ - agora, o meu LO duplo

No CJ eu peço para cada pessoa contar histórias de coisas/hábitos que soariam impensáveis há algum tempo. Pode ser meses, pode ser anos... eu resolvi contar dois episódios, ambos ligados à Cristina.

O papel de base é diferente de uma página pra outra (comprei ambos no Ebay - o de piso de salão de dança é da Karen Foster). Como temos que fazer um LO duplo, e não simplesmente duas páginas uma do lado da outra, precisava de elementos que juntassem as duas. Aí volta o nosso amigo papel de cortiça (ainda bem que tem aquelas "molduras" de "madeira" nos cantos), e também o título que eu coloquei na parte de baixo das páginas e corre de uma pra outra. Lá vai:







Finalizando, no momento estou com o CJ da Telma. Totalmente diferente do meu em relação a estilo, cheio de enfeites, coisinhas penduradas, flores e fitas. Muito bonito, e dá até medo de mexer muito porque a gente acha que vai acabar tirando alguma coisa do lugar, e tá tudo tão perfeitamente colocado que tirar do lugar vai ser um desastre. O tema é "carpe diem", precisamos contar como é o nosso tempo bem aproveitado.

Enfim, o CJ

Bom, seguem agora as fotos do meu Circle Journal, que a essa hora está descansando na casa da Lizete. A história dele, inclusive o tema, está contada mais abaixo, é só rolar a página para ler (aproveite e veja as páginas olímpicas mais uma vez).

Esta é a capa, bem simplezinha. Encapei com um papel chamado Ric Rac (esqueci a marca), a fonte do título é RabbitEars, inclusive a interrogação gigante. Também tem chipboard (são os chicboards da Carla Landi, por acaso?):





Pelas regras, os CJ precisam ter apresentação e instruções. Como eu não tinha muito a dizer nas instruções, juntei tudo em uma página só. Esse papel de cortiça vai reaparecer no CJ mais pra frente, e as bailarinas dão a impressão de que os recados estão "pregados" na cortiça:



O CJ também tem uma página final (que não estava prevista nas regras, mas eu resolvi colocar). É como se fossem os créditos do álbum:



No próximo post, as páginas que eu fiz sobre o tema que eu mesmo escolhi.

22 de dezembro de 2006

Andam falando de mim!

E parece que bem.

Soube por comentários neste blog que criaram um tópico sobre esse que vos escreve no fórum Scrapdiary. Até tentei fazer minha inscrição para ver o que andam dizendo, mas dava erro quando eu terminava de preencher o formulário. De qualquer maneira, não sei se desaponto as meninas de lá, mas vale a regra do TwoPeas: infelizmente não tenho muito tempo para acompanhar de perto dois fóruns de scrap, já tenho vários outros afazeres online.

Bom, então se alguém quiser ser bacana e copiar e colar o tópico pra mim, agradeço. Eu sei que a Déia e a Carol Assad escrevem lá, mas ainda não sei quem foi que começou a coisa toda :-)

17 de dezembro de 2006

As últimas do álbum olímpico (por enquanto)

Que coisa, ter que mostrar tudo em pedacinhos. Mas lá vão outras duas páginas.

Esta página abaixo tem um dos títulos mais criativos que eu já fiz, modéstia à parte. Demorou um pouco pra eu chegar a esta configuração, com a fonte Troubled Genius em azul impressa na transparência, e a placa, como se fosse uma daquelas de estrada, impressa no cardstock branco. O mapa estava no site oficial da olimpíada. Os pré-cortados são da Repeteco, WKF1 e DOM1 eram os códigos das linhas de ônibus que podíamos pegar para ir de Oulx a Sestriere. E o cara no ônibus é o Henrique (o fundo da foto não estava bom, então recortei só a cara dele e as poltronas). Lá vai:



Se a página anterior tinha um título criativo, nessa eu acho que mandei bem no journaling. Como a página era sobre nossos hábitos gastronômicos durante o trabalho, nada como escrever dentro de um cardápio... a capa e as cantoneiras são de cardstock. O chef eu achei na internet, imprimi e cortei. E essa página é uma das primeiras em que eu consegui colocar algum papel genuinamente olímpico - no caso, o vale-refeição:



E por enquanto é só. Algumas dessas páginas podem ser vistas com mais detalhes (como o "cardápio" aberto) na minha galeria do ScrapbookBrasil. O link tá aí do lado.

Mais do álbum olímpico

Agora, vamos para as páginas da parte 3, "Lavoro", sobre minha atividade como voluntário.

A primeira a ficar pronta é bem basiquinha, dedicada ao local onde mais trabalhei durante os Jogos, o Palazzetto:



A próxima página dupla foi uma das primeiras que eu inventei para o álbum olímpico, quando ainda não tinha nem o papel cinza, nem algumas das fotos que ia usar. Quando finalmente tive tudo em mãos, de novo o problema da pizza. Muita foto, muita coisa pra contar, pouco espaço. Resultado: fotos menores do que eu gostaria, mas mesmo assim não estragou o resultado final.

Outro problema veio no fim. Como fazer a ligação entre os relojinhos e as fotos? Não queria uma linha lisa de cardstock. Uma professora da Scraperia sugeriu setinhas e eu gostei da idéia. Foi assim que eu aproveitei um tempinho usando as ferramentas da loja e mandei ver num furador de coraçõezinhos mais estreitinhos, não os corações normais. Depois foi só aparar uns cantos e transformá-los nessas cunhas que vocês vão ver.

Detalhe para as letrinhas douradas que formam o título, mais discreto. A página ficou com cara de infográfico de jornal, até por causa desse pormenor, já que nossos infos na Gazeta nunca têm títulos em letras garrafais:





Acho que o Blogger tem restrição a muitas imagens num único post. Daqui a pouco continuo.

O álbum olímpico: o que já está pronto

Bom, chega de deixar os (poucos) leitores esperando. Vou postar aqui as páginas prontas até agora do álbum olímpico.

Primeiro, as duas páginas prontas até agora da parte 2, Gli Amici, dedicada aos amigos voluntários que fiz antes e durante os Jogos.

A abertura dessa parte é essa página a seguir. É bem simples, journaling com papel vegetal, só o computador é adesivo Feito à Mão, o "E" eu recortei no papel branco e colei em cima:



A página imediatamente seguinte é sobre as nossas pizzadas. Sempre que dava tempo a gente saía para comer. Essa página foi um desafio antes mesmo de nascer, na hora de planejar o sketch. Como colocar tanta foto junta numa página só? Elas acabaram em tamanhos menores do que eu gostaria (6x9 e 7x10), mas ficaram boas mesmo assim para quem vê o álbum pessoalmente. No meio de tanta foto, para destacar a principal com a Cristina (não a minha Cristina), coloquei essa moldura amarela.
Com a página já praticamente pronta, surgiu outro problema: como associar as fotos às datas que estavam no journaling? Pensei em algumas alternativas mas ia descartando, até que lembrei da minha cartelinha de números cristal da Toke e Crie. O resultado é esse aí:



Logo mais, ou amanhã, as páginas da parte 3, sobre meu trabalho.

15 de dezembro de 2006

OK, eu aderi

Depois da sugestão de uma das professoras da Scraperia, resolvi dar visibilidade internacional ao meu trabalho (não que eu vá me tornar uma celebridade do scrap mundial, claro). Fiz um cadastro no Two Peas in a Bucket e comecei a colocar páginas na galeria (procurem por MarcioCampos). Já vieram uns elogios, é verdade. Mas não pretendo participar do fórum... já escrevo no ScrapbookBrasil, em comunidades de Orkut, fóruns de voluntários olímpicos, de hóquei... mais um fórum ia entortar de vez minha cabeça.

CJ praticamente pronto!

Só falta eu colar as coisinhas que bolei para a página de assinaturas (digo "coisinhas" porque não vou entregar o ouro antes do mini-álbum chegar às mãos das meninas, certo?), e aí fica tudo pronto para o envio. Só falta providenciar a caixa, com plástico bolha e papel pardo para embalar. E saber para quem eu vou mandar...

Também aproveitei a semana para finalizar algumas páginas do álbum olímpico, hoje cedo estive na Scraperia para usar ferramentas e dar um jeito de finalizar um LO duplo sobre nosso último dia de trabalho. Quando eu puder mostrar a página (será fotografada no fim de semana, não se preocupem) explico o que deu tanto trabalho.

11 de dezembro de 2006

Algumas novidades

Ganhei material de scrap no amigo secreto da redação da Gazeta do Povo! A Marleth, que me tirou, sabe que eu faço scrap e comprou uma cartela de adesivos com palavras e uma outra com acessórios de jardim! Tem coisa que eu já sei onde usar, mas para tudo eu já estou pensando em possíveis utilidades.

A pintura dos chipboards segue a todo o vapor, a palavra toda deve estar pronta até quarta, e admito que o resultado está muito bom para uma primeira experiência. Decidi que também vou usar alguma coisa no circle journal. A Cristina viu as páginas do mini-álbum no fim de semana e gostou bastante, mas apontou um errinho no journaling, vou ter que refazer, mas isso não vai dar muito problema.

No fim de semana estarei na casa dos meus pais, e como meus irmãos têm máquina digital, esperem muitas fotos na semana que vem.

8 de dezembro de 2006

Mania de chipboard

Hoje comprei uns potinhos de tinha acrílica e pincéis para pintar chipboards. Nunca mexi com isso antes, mas já tenho dois alfabetos inteiros em casa prontos para ser usados, além daquelas três letronas V, M e C que comprei antes na Scraperia para duas páginas olímpicas. O último alfabeto chegou essa semana, um da Making Memories que comprei da Carol Assad. São letras grandes e bonitas, perfeitas pra fazer capitular de títulos, seja com o positivo ou com o negativo (escrever o título todo eu já não garanto, por causa do tamanho das letras).

Na verdade, já tenho um uso em mente para o outro alfabeto, que tem letras um pouco menores. O bom é que é uma página que posso fazer rapidamente, não dependo de fotos que ainda não chegaram, só depende de eu aprender a pintar direito essas letras para ficar bonito. Acho que vou pegar umas dicas com a Renata Moni - eu achei muito bacana o jeito como ela usa os chipboards nos títulos das páginas dela.

5 de dezembro de 2006

O circle journal decola...

... mas o vôo é turbulento.

A semana tem sido insana... desde o dia 1.°, quando houve nova prova de primeira fase da UFPR, até o dia 11, quando acaba a segunda fase, vai ser assim, e isso afetou o cronograma do meu circle journal - e, conseqüentemente, o das meninas.

A página dupla sobre o tema que eu escolhi está praticamente pronta. Só faltam mesmo as fotos e umas bailarinas. O problema é que só isso está em andamento. Capa, página de introdução, instruções, página de assinaturas, nada disso está nem nos começos. Só na minha cabeça tem uma coisa ou outra. E aí foi inevitável pedir o adiamento. Era pra todo mundo enviar os álbuns no dia 11, vai ficar pro dia 18.

E descobri uma coisa: quando a gente acostuma com o 30,5x30,5 vira um desafio tentar colocar todo o conteúdo que você imagina numa página 15x15. O journaling, por exemplo, teve de ser feito na impressora, embora eu goste muito de escrever à mão. Mas acontece que o espaço era pouco e a letra ia ficar pequena demais. No computador dá pra fazer com letra menor e ainda ficar bem legível.