21 de novembro de 2007

Medalha, medalha, medalha!

Como vocês sabem, estou fazendo um álbum olímpico. E pretendo também começar, logo, o álbum pan-americano. Pois bem, olimpíada e Pan lembram o que? Medalha, claro! Então álbum de scrap também tem que ter medalha.

As primeiras que ficaram prontas foram as do Pan. Um punhado delas. Até porque não eram tão complicadas assim de fazer. Primeiro, peguei a foto de uma medalha de verdade na net, passei pro PageMaker para marcar o contorno delas, tanto da parte de metal quanto da parte de acrílico. Depois foi só copiar os contornos do acrílico e imprimir na transparência. Depois, peguei o contorno da parte de metal, puxei o logo do Pan em preto-e-branco, e imprimi várias cópias em cardstock amarelo ouro, cinza e marrom. Por último, foi colar o cardstock em cima da transparência. Veja as medalhas de verdade e as medalhas que eu fiz:





As de Turim eram muuuuito mais complicadas... nos Jogos Olímpicos de Verão, as medalhas seguem um design tradicionalíssimo, que não pode ser mudado. Já nos Jogos Olímpicos de Inverno, os designers podem viajar à vontade. Já houve medalhas quadradas, medalhas com moldura de pedra, medalha em formato meio hexagonal, medalha em cristal... e os italianos me saíram com isso aqui:



A medalha é bonita, criativa, eu gosto. Mas convenhamos, esse buraco no meio mata o scrapper. Em vez de um furador redondo, são dois! E, das medidas disponíveis, quais permitiam uma coisa proporcional? Depois de muita conta, concluí que o lado de fora tinha que ser 1 1/4 de polegada, e o lado de dentro 1/2 polegada. O furador maior até foi fácil de achar, mas o menorzinho... só semana passada que achei, na Chris & Cris.

Com os furadores em mãos, passei pro trabalho em PageMaker. Primeiro, fazer um levantamento de quais medalhas eu precisaria (quais esportes, e quais provas, já que cada medalha é individualizada). Peguei os pictogramas dos esportes, passei pro negativo (o original é imagem branca em fundo azul, tive que fazer desenho preto em fundo branco), e enfim desenhar as medalhas. Como no álbum só dá pra ver um lado, resolvi tomar umas licenças poéticas: coloquei na frente da medalha o pictograma do esporte, o nome da prova e o logotipo de Torino 2006. Depois foi imprimir em cardstock e sair furando. Por fim, descobrir como passar a fita de modo a ficar parecido com a medalha de verdade. O resultado final:



Tenho que dizer que, apesar do esforço tremendo, fiquei muito satisfeito com todas as medalhas, tanto do Pan quanto dos Jogos Olímpicos. Em breve vocês verão páginas já com as medalhas!

Nenhum comentário: