18 de abril de 2007

Eu quero uma câmera digital...

... mas não qualquer uma.

Eu sei que a câmera analógica ainda tem uma definição que câmera digital nenhuma no mundo consegue ter. Então qual o problema com a minha boa e velha Yashica FX-3 Super, que Papai Noel me trouxe em 97 e na qual eu investi um bom dinheiro com objetivas? É que a coisa chegou ao seguinte ponto: eu tiro muuuita foto. Fotos com a Cristina, festinhas, parentes e amigos, passeios e tal. Muita foto = muito filme e muita revelação = $$$. E aí tem fotos que eu quero usar em scrap. Mas no 10x15 não vai dar, tem que ser maior ou menor para o que eu quero na página. E então tenho que fazer cópias. Muitas cópias = $$$. Fora o desperdício com as fotos que não ficam boas (o que ocorreu muito em Turim).

Ou seja, é fundamentalmente uma questão de economia - se for contar só o que gastei de filme e revelação da olimpíada ano passado, já dá o preço que eu quero gastar na câmera digital.

E quanto à resolução, bom, eu não vou imprimir pôsteres de 2 metros por 3 com as minhas fotos. Não preciso de zilhões de megapixels, embora as pessoas se sintam atraídas por esse número. Na verdade, o número que me chama a atenção é outro, o do zoom ótico.

E é aí que eu volto ao que disse acima, não pode ser qualquer máquina digital. Minha analógica tem duas objetivas, que me dão um total de 28mm a 210mm de distância focal (se eu lembro direito das aulas da faculdade, é distância focal). Nem morto eu ia me contentar com uma digital que não me desse pelo menos o zoom que eu tenho na minha boa e velha analógica.

A candidata a minha digital também tem que me deixar fazer tudo o que eu faço com a analógica, e isso significa ajeitar manualmente luz, velocidade, foco, essas coisas que permitem fotos mais "artísticas" (não que eu faça muitas dessas). Mas ao mesmo tempo ela precisa ter a opção do automático. Um problema da minha analógica, que é totalmente manual, é que... só eu sei mexer nela, então eu quase nunca apareço nas minhas fotos, a não ser que eu programe tudo antes e só entregue pra outra pessoa apertar o botão (e olha que às vezes nem assim sai bom).

E, bom, eu não estou com essa bola toda, então estipulei um limite de preço também. Dentro dele, eu procurei e cheguei ao seguinte top 4 (nessa ordem):

1) Fuji FinePix S700 (10x de zoom ótico, 7 MPixels. Recomendação da Anapaula Rocha - ela diz que as Fuji são ótimas para fotografar esportes):



2) Kodak EasyShare Z612 (12x de zoom ótico, 6,1 MPixels):



3) Kodak EasyShare Z710 (10x de zoom ótico, 7 MPixels):



4) Konica Minolta Dimage Z5 (12x de zoom ótico, 5 MPixels - meu irmão tem uma Z1, que é muito boa):



Essas são minhas escolhas, mas dependo de alguém viajar ao exterior para me trazer uma. Algumas delas até são vendidas no Brasil - mas pelo triplo do preço lá de fora...

Se alguém tiver dicas de câmeras ou comentários sobre essas que eu listei, agradeço muuuito!

5 comentários:

Erica Saubermann Alem disse...

Oi Marcio,

Eu tenho a Sony DSC-H2 (mas já existe a H5), q se encaixa bem nesse perfil q vc quer. Estou muito satisfeita com ela!
Quanto a comprar... bem, aqui em Brasília tem a Feira dos Importados, sai quase o mesmo preço q lá fora. :) Se precisar de ajuda, é só falar!
Bjs
Erica Alem

Esther disse...

Márcio

Você foi tagged.
Dê uma passadinha lá no meu blog prá ver como participar da brincadeira.
Espero que goste!

Bjs
Esther

LilianPacheco disse...

Atualiza aê, cara !!
hehehe

Quer participar de uma brincadeira entre blogs?
passa no meu blog pra ver como é. saí pérolas...
bjs
Lilian

Anônimo disse...

Marcio, descobri seu blog pelo Scrapdiary e de vez em quando passo aqui pra dar uma xeretada...
Já que vc falou que podia palpitar, aqui estou eu! Não sei quanto vc pretende gastar na câmera, mas dá uma olhadinha na Canon XTI. É ótima, faz praticamente tudo que as analógicas fazem, permitem um monte de opções para fotos artísticas!
Não sei se na XTI dá pra encaixar as lentes que vc tem, dê uma olhada!
Qualquer coisa, me procure (laisgadanhim@yahoo.com.br).
Bjs e divirta-se com a nova câmera!

Rosi Capelari disse...

Oi Márcio, descobri o teu blog no blog da Renata Moni (outro blog que descobri recentemente) e adorei achar outro homem que faz scrap (além do meu marido que participou do desafio dos patrões no Scrapdiary). Mas, o que mais gostei foi esse último post, pois estou com o mesmo dilema, quero uma digital bem boa, que faça chover! Vou linkar você e obrigada pelas dicas!