18 de julho de 2007

A culpa é toda sua, presidente covarde!

Nunca na história dessa república morreu tanta gente voando como nesses dez meses. E agora querem fazer a gente acreditar que a culpa foi toda do piloto.

Enquanto isso, Lula cancelou os compromissos. Vai operar um olho, é a versão oficial. Pelo jeito, foi pra isso que o presidente convocou reunião do "gabinete de crise" ontem à noite - para inventar uma boa justificativa para sua covardia. Depois da vaia do Maracanã (que deixou o presidente tristinho, coitado), ele precisava de algum motivo muito bom para não viajar a São Paulo e ao Sul do Brasil (ocasiões nas quais, inevitavelmente, acabaria confrontado pela população). E achou um bom motivo. De fato, esse presidente não enxerga um palmo à frente do nariz.

O presidente Lula é um grande covarde. De marca maior. Antes mesmo do acidente, já havia anunciado que não iria ao encerramento do Pan. O governo disse que não era por causa da vaia na abertura. Mas também não disse qual era, então, o motivo. É que não tem motivo. O presidente é um covarde imbecil.

Quantos meses de crise aérea nós temos? E quem foi demitido nesse tempo todo? Os responsáveis pela Anac e pela Infraero continuam lá. O ministro da Defesa continua lá. A ministra do Turismo continua lá depois do "relaxa e goza", e o da Fazenda também, depois do "isso é conseqüência da prosperidade do país". Ninguém pagou pela própria incompetência - esse, sim, podem relaxar e gozar, porque sabem que continuarão com seus cargos, não importa as burradas que cometam.

Para um petista, tudo que dá errado no governo Lula é sempre culpa dos outros: do piloto, dos americanos, do FMI, da herança maldita, dos sargentos insubordinados... e a petralhada (expressão que empresto do Reinaldo Azevedo, um dos poucos lugares onde posso ler análises equilibradas não só do acidente, mas de todo esse descalabro que é o governo petista) começa o abafa: estão dizendo que pode ter sido qualquer coisa, menos a pista-sabão reaberta antes do fim das reformas; já repararam que até agora não sabemos o nome da mente brilhante que determinou a reabertura da pista? Tentaram até fazer a gente acreditar que o piloto tocou a pista depois da área adequada, quando os dados mostram o contrário. Esse é o governo da mentira.

A vaia ao presidente no Pan foi um momento em que me senti de alma lavada. Mas pelo jeito não foi suficiente. O que eu realmente gostaria? Que, quando o presidente for fazer a tal cirurgia de terçol, seja atendido por um médico parente ou amigo de algum dos passageiros do Airbus da TAM. Aí quem sabe se fará alguma justiça nesse país.

Um comentário:

Cacau Waller disse...

Márcio, gostei do seu blog.
Adicionei seu link ao meu blog, ok?
Bjs