10 de agosto de 2009

O meu circle journal

Eu admito que gosto de encontrar temas diferentes para os meus CJs. Um foi sobre as vezes em que queimamos a língua dizendo que nunca na vida faríamos ou seríamos alguma coisa, mas acabamos fazendo ou sendo (e gostamos disso!). Outro foi sobre lugares especiais de Curitiba. Agora, para o ScrapFriendsCuritiba, resolvi inventar um sobre Beatles. Claro que antes consultei as meninas, vai que alguém no grupo não gostasse dos caras... como não houve rejeição, toquei o projeto adiante.

Era pra ser um álbum normal, quadradinho, até que a Cacau Design apareceu se oferecendo para criar chipboards no formato que a gente quisesse. Aí eu tive uma ideia, contei pra Cacau, ela achou bacana, deu outras sugestões e a gente foi trabalhando no projeto até sair do papel e ir pro papelão. E eu tenho que tirar o chapeu pra Cacau porque ficou perfeito!

O conceito do álbum é o do submarino, inspirado, claro, no Yellow Submarine. Fizemos os chipboards em "metades" de submarino, assim, quando se viram as páginas do álbum, ele muda de direção. Na capa, a imagem principal é a da capa do álbum duplo Live at the BBC (infelizmente não havia nenhuma imagem com resolução realmente decente na internet), e escrevi por cima com a fonte Yellow Submarine, que achei num desses sites de fonte, não lembro mais qual (foi há muito tempo). Para completar do lado de cima, tive que dar uma improvisada com outras capas de disco, no caso o Let it be e o Sgt. Pepper's:



Depois foi a vez de criar uma página com apresentação e regras. Eu entrei na Scraperia atrás de papel com notas musicais para usar de fundo, mas vi esse azul com losangos e pensei "hmmm, remete a Lucy in the sky with diamonds!" Recortei os Beatles atravessando a Abbey Road na capa do disco de mesmo nome, imprimi outra vez a capa do Sgt. Peppers e fiz um envelope para colocar dentro a apresentação (lado A) e as regras (lado B). Vejam só como ficou:


E na seguida vem o que eu acho a minha invenção mais original para o CJ, a página de assinaturas. Na verdade, ninguém vai assinar nada. Vai simplesmente colocar sua carinha dentro do Yellow Submarine. O problema inicial era o número de participantes, somos quase 20! Pensei em fazer dois submarinos de assinatura, em vez de um, o que permitiria usarmos círculos maiores como janela. Mas depois desisti porque exigiria uma logística bem mais trabalhosa e acabaria separando o grupo. Afinal de contas, na música "we all live in a yellow submarine", e não consta que fosse mais de um. Então ficaremos todos juntos mesmo. Vejam como ficou no CJ e comparem com o submarino original:



Pelas regras, os LOs individuais podem ser sobre qualquer coisa relativa a Beatles. Eu escolhi aquela que considero a melhor música deles, Something. Coincidência ou não, parece que o papel que usei como fundo se chama Penny Lane (ou é a marca, sei lá). Bom que deu pra escrever direto em cima. Para completar, fiz uma sanfona com uma foto minha e, de um lado a letra da música, do outro imagens retiradas do clipe da música. Vejam como ficaram as páginas, e confira abaixo o clipe:







Particularmente, eu acho que ficou muito bom, criativo e desafiador, pois o álbum é pequeno e todo mundo vai precisar se virar para colocar o que deseja num espaço menor do que o de costume. Eu mesmo me bati um monte para achar o resultado ideal. Agora é ver o que as meninas vão fazer em cima!

12 comentários:

Karine Morais Balabuch disse...

O CJ tá muito lindo! Super original e vendo suas explicações gostei mais ainda! o Submarino ficou super parecido com o do Disco!
Parabéns!!!!

Cristina Tronco disse...

que perfeito criativo e simbolicooo!
serio! tudo tem a ver com beatles! até o papelllllll!
é uma marca! penny lane! eu adoro a marca justamente pq me lembra beatles!

e adorei o yellow submarine com as carinhas! vai ficar um maximo!

parabens pelo planejamento e criatividade!
beijos

Maya disse...

Eba Márcio!!!
Nem acreditei qdo vi vc de volta no blog!!! Que bom!
Adorei fazer a página no seu cj!! Eu tb sou alucinada por Beatles!!!
Espero que vc goste!
Bjos!

Unknown disse...

Quero fazer esse CJ! ele é muito legal!
bjs

patricia dias disse...

Ele tá aqui comigo!!!! E realmente é muito original!!!!
Só não sei ainda que música escolher...


bjos,

Camila Savoi disse...

Olá Marcio, nem acredito que achei um homem que faz scrap, a hora que li Marcio, pensei, acho q erraram e é marcia risos. Parabéns pela iniciativa.

Célia Costa disse...

Márcio, acabei de visitar o Scrap Friends Curitiba e fiquei curiosa em conhecer seu blog, amei saber sobre esse projeto, os detalhes ficaram muito bons e o processo criativo foi um show a parte, amei o submarino com as carinhas também, ficou perfeito !
Parabéns pela criatividade !
Posso linkar seu blog ? Assim fica mais fácil para eu te visitar sempre...beijos e sucesso !

Elaine disse...

achei seu blog quando procurava informações a respeito de CJ que eu queria mostrar para uma amiga, vou começar um em breve e queria mostrar a ela como é legal, aí achei o seu. uma boa semana.

Mara disse...

Oi Márcio...isso é que é ser criativo, parabéns...e se tratando de Beatles sou fã também, adorei o video, obrigada por compartilhar.
Bjss

betto disse...

e aí marcelo ... cade as novidades do blog .. to esperando !!!

Fabi disse...

Nossa Márcio, ficou o máximo!!!!!!!
Fala pra Cacau colocar lá na loja dela... Sou a primeira da fila a querer um mini do Yellow Submarine...
Meu pai é fã de Beatles, e eu tb.... Cresci ounvido-os...

Beijos,
Fabi

Luiz Carlos Filho disse...

Meu Deus
encontrei um homem que faz scrap e ainda é católico praticante?!
Quero sim manter contato e trocar ideias.
lucafilho@hotmail.com
luiz