Eu sei que a câmera analógica ainda tem uma definição que câmera digital nenhuma no mundo consegue ter. Então qual o problema com a minha boa e velha Yashica FX-3 Super, que Papai Noel me trouxe em 97 e na qual eu investi um bom dinheiro com objetivas? É que a coisa chegou ao seguinte ponto: eu tiro muuuita foto. Fotos com a Cristina, festinhas, parentes e amigos, passeios e tal. Muita foto = muito filme e muita revelação = $$$. E aí tem fotos que eu quero usar em scrap. Mas no 10x15 não vai dar, tem que ser maior ou menor para o que eu quero na página. E então tenho que fazer cópias. Muitas cópias = $$$. Fora o desperdício com as fotos que não ficam boas (o que ocorreu muito em Turim).
Ou seja, é fundamentalmente uma questão de economia - se for contar só o que gastei de filme e revelação da olimpíada ano passado, já dá o preço que eu quero gastar na câmera digital.
E quanto à resolução, bom, eu não vou imprimir pôsteres de 2 metros por 3 com as minhas fotos. Não preciso de zilhões de megapixels, embora as pessoas se sintam atraídas por esse número. Na verdade, o número que me chama a atenção é outro, o do zoom ótico.
E é aí que eu volto ao que disse acima, não pode ser qualquer máquina digital. Minha analógica tem duas objetivas, que me dão um total de 28mm a 210mm de distância focal (se eu lembro direito das aulas da faculdade, é distância focal). Nem morto eu ia me contentar com uma digital que não me desse pelo menos o zoom que eu tenho na minha boa e velha analógica.
A candidata a minha digital também tem que me deixar fazer tudo o que eu faço com a analógica, e isso significa ajeitar manualmente luz, velocidade, foco, essas coisas que permitem fotos mais "artísticas" (não que eu faça muitas dessas). Mas ao mesmo tempo ela precisa ter a opção do automático. Um problema da minha analógica, que é totalmente manual, é que... só eu sei mexer nela, então eu quase nunca apareço nas minhas fotos, a não ser que eu programe tudo antes e só entregue pra outra pessoa apertar o botão (e olha que às vezes nem assim sai bom).
E, bom, eu não estou com essa bola toda, então estipulei um limite de preço também. Dentro dele, eu procurei e cheguei ao seguinte top 4 (nessa ordem):
1) Fuji FinePix S700 (10x de zoom ótico, 7 MPixels. Recomendação da Anapaula Rocha - ela diz que as Fuji são ótimas para fotografar esportes):

2) Kodak EasyShare Z612 (12x de zoom ótico, 6,1 MPixels):

3) Kodak EasyShare Z710 (10x de zoom ótico, 7 MPixels):

4) Konica Minolta Dimage Z5 (12x de zoom ótico, 5 MPixels - meu irmão tem uma Z1, que é muito boa):

Essas são minhas escolhas, mas dependo de alguém viajar ao exterior para me trazer uma. Algumas delas até são vendidas no Brasil - mas pelo triplo do preço lá de fora...
Se alguém tiver dicas de câmeras ou comentários sobre essas que eu listei, agradeço muuuito!