29 de novembro de 2007

Que orgulho dos colegas!

Hoje resolvi acrescentar mais links à listinha aí da direita, mas não são de scrap. São todas de colegas aqui da Gazeta do Povo.

Primeiro, o Benett, um dos nossos chargistas. E acho que o melhor deles, pois tem o talento de colocar em um quadrado (ou retângulo) de ilustração uma crítica política que a gente, do texto escrito, poderia levar horas pra elaborar. E sempre com muito humor.

Depois, os blogs de alguns dos colegas. No Populares, o Marcão, um dos caras mais divertidos e insanos da redação, estreou com um texto magnífico sobre os Trapalhões, que recomendo a todo mundo que realmente se lembra deles - inclusive do Mussum e do Zacarias. O Caixa Zero é do Rogério Galindo, que foi meu primeiro editor na Gazeta e fala de política, sempre mostrando o que é que a gente tem a ver com tudo aquilo. As Candinhas da Cidade são a Sandra e a Marisa, editoras de Opinião e Mundo respectivamente, que colocam na net as suas conversas sobre diversos temas; e o Caiu na Rede é do João Paulo, editor de Informática, que entrou junto comigo na Gazeta. Para quem gosta do assunto é leitura obrigatória.

Ah, sim, antes que vocês perguntem: eu ainda não tenho blog na Gazeta Online, mas já estamos com um projeto para 2008. Só que não será sobre vestibular. E nem sobre scrap.

28 de novembro de 2007

Quebrando padrões

Se existe alguma coisa que constitui o "meu estilo" de fazer scrap, certamente é criar para meus álbuns certos padrões gráficos, para depois ficar brincando com eles.

Por exemplo, a parte 1 do meu álbum olímpico, vocês já viram que tem páginas azuis com flocos de neve carimbados em branco. Pois bem, para o LO duplo sobre a chegada dos atletas brasileiros, eu tinha que dar uma variada. Por isso, resolvi fazer o seguinte:







(na verdade, a página da direita devia ser em papel verde, com flocos amarelos. Mas não gostei do resultado, os flocos praticamente sumiam, então resolvi usar o papel verde como moldura das fotos)

A segunda página acho que ficou mais bagunçada graficamente - novamente, muita informação para pouco espaço, já que eu fazia questão de colocar essa foto dos atletas do bob em tamanho grande. Mas a primeira, dessa eu gostei bastante. Na foto menor usei umas cantoneiras que comprei nem lembro mais onde.

Com isso eu encerro a leva de páginas olímpicas que estavam prontas, só esperando para serem colocadas no blog. Agora, só depois que o quarto estiver repintado (ah, sim, o pintor se atrasou com o outro trabalho dele e não pôde vir hoje, só na semana que vem).

27 de novembro de 2007

Várias páginas olímpicas

Bom, quero tirar o atraso. Andei completando algumas páginas olímpicas e sempre ia adiando a hora de fotografar e colocar aqui.

Começando do começo - bem do começo: essa é a página de abertura do projeto, que descreve a minha terrível viagem de São Paulo a Turim, que levou várias horas a mais que o planejado. Ainda não era a época do caos aéreo, mas era a época da decadência da Varig.

A página não é um primor de diagramação - muita informação pra colocar em 900 centímetros quadrados. Na parte de cima está o que levei comigo; depois, uma descrição do que estava planejado, e do que realmente aconteceu.

O papel é Travel East, da Paper Pizzazz (o mesmo do álbum da Cecília, que vocês podem ver mais abaixo); fora isso, usei letras adesivas, um punhado de Jolee's (inclusive o avião), outros adesivos (o de trem) e um enfeite metálico que está colado sobre a cópia do meu carimbo de entrada na Itália (fiz no PageMaker e imprimi no adesivo transparente). O título ("andata" é "ida" em italiano) eu fiz também no PM6, tentando imitar aqueles painéis de aeroporto.



Lembram daquela página sobre Curling que postei faz alguns dias? Vocês podem ver mais pra baixo no blog. Pois então, terminei a outra página; se a primeira era uma explicação de como funciona o esporte, a segunda tem o ingresso, o placar dos jogos a que assisti, e outras informações relevantes, como o motivo daquela varreção toda. Vejam aí a segunda página, e como ficaram as duas lado a lado:





Para completar, um layout sem foto. Não porque eu quisesse inovar no estilo: foi porque o laboratório que revelou uns filmes meus deixou queimar. E na internet eu não consegui achar sequer uma foto decente daquela competição... então vocês terão que se contentar com o ingresso, a classificação final, uma explicação de como é a competição e a tag olímpica com as minhas recordações.



Acho que blog agora só semana que vem - amanhã começa a pintura do quarto onde fica o micro, que terá de ser removido daqui, é claro. Deve ficar tudo pronto na sexta, mas aí eu vou pra Blumenau.

Mais um crop curitibano...

... e agora com o relatório feito menos de uma semana depois do evento!

Voltamos ao prédio antigo da Flávia (mas do qual ela ainda é síndica) para o terceiro crop de Curitiba, sábado passado. Enquanto os coxas comemoravam o campeonato da segunda divisão, nós metemos a mão na tinta (menos eu, que me sujei pouquíssimo apesar das oito demãos de tinta acrílica:



Como vocês podem ver, o lance foi fazer caixas. Antes de pintar, tivemos que lixar; e depois de pintar, tivemos que colar. Pela primeira vez usei carimbeira para manchar as margens de pedaços de papel, e também estreei nas Prima Flowers. Confesso que o resultado ficou bastante bonito!



Como vocês podem imaginar, a caixa não ficou sequer 24 horas em Curitiba, foi pra Blumenau com a nova dona (aliás, hoje é nosso mesniversário. Parabéns, querida!). Eu, burro, passei cola só nas bordas do papel grande da tampa, e depois a parte do meio acabou subindo um pouco; bom, posso dizer que deu um efeito 3D.



Mas a Cristina, que pretende usar a caixa como porta-jóias, logo percebeu que não tinha jóia nenhuma lá dentro (quer dizer, em termos: a pintura do interior ficou jóia!). Ela também não se animou muito com minha idéia de encher a caixa de Sonho de Valsa Trufa.



Em dezembro estaremos em recesso, mas em janeiro os crops voltam!

21 de novembro de 2007

Medalha, medalha, medalha!

Como vocês sabem, estou fazendo um álbum olímpico. E pretendo também começar, logo, o álbum pan-americano. Pois bem, olimpíada e Pan lembram o que? Medalha, claro! Então álbum de scrap também tem que ter medalha.

As primeiras que ficaram prontas foram as do Pan. Um punhado delas. Até porque não eram tão complicadas assim de fazer. Primeiro, peguei a foto de uma medalha de verdade na net, passei pro PageMaker para marcar o contorno delas, tanto da parte de metal quanto da parte de acrílico. Depois foi só copiar os contornos do acrílico e imprimir na transparência. Depois, peguei o contorno da parte de metal, puxei o logo do Pan em preto-e-branco, e imprimi várias cópias em cardstock amarelo ouro, cinza e marrom. Por último, foi colar o cardstock em cima da transparência. Veja as medalhas de verdade e as medalhas que eu fiz:





As de Turim eram muuuuito mais complicadas... nos Jogos Olímpicos de Verão, as medalhas seguem um design tradicionalíssimo, que não pode ser mudado. Já nos Jogos Olímpicos de Inverno, os designers podem viajar à vontade. Já houve medalhas quadradas, medalhas com moldura de pedra, medalha em formato meio hexagonal, medalha em cristal... e os italianos me saíram com isso aqui:



A medalha é bonita, criativa, eu gosto. Mas convenhamos, esse buraco no meio mata o scrapper. Em vez de um furador redondo, são dois! E, das medidas disponíveis, quais permitiam uma coisa proporcional? Depois de muita conta, concluí que o lado de fora tinha que ser 1 1/4 de polegada, e o lado de dentro 1/2 polegada. O furador maior até foi fácil de achar, mas o menorzinho... só semana passada que achei, na Chris & Cris.

Com os furadores em mãos, passei pro trabalho em PageMaker. Primeiro, fazer um levantamento de quais medalhas eu precisaria (quais esportes, e quais provas, já que cada medalha é individualizada). Peguei os pictogramas dos esportes, passei pro negativo (o original é imagem branca em fundo azul, tive que fazer desenho preto em fundo branco), e enfim desenhar as medalhas. Como no álbum só dá pra ver um lado, resolvi tomar umas licenças poéticas: coloquei na frente da medalha o pictograma do esporte, o nome da prova e o logotipo de Torino 2006. Depois foi imprimir em cardstock e sair furando. Por fim, descobrir como passar a fita de modo a ficar parecido com a medalha de verdade. O resultado final:



Tenho que dizer que, apesar do esforço tremendo, fiquei muito satisfeito com todas as medalhas, tanto do Pan quanto dos Jogos Olímpicos. Em breve vocês verão páginas já com as medalhas!

20 de novembro de 2007

O segundo crop de Curitiba

Mais uma vez com atraso, conto do segundo crop de Curitiba, que rolou já faz várias semanas - tanto que no próximo sábado teremos o terceiro crop!

Dessa vez fizemos o encontro no salão de festas do meu prédio, que é gigantesco, sobrou muito espaço! Bom porque pudemos usar várias mesas, numa ficaram nossos álbuns para os outros conferirem, em outra fizemos os projetos, em outra ainda ficou o lanche da Solange, como sempre muuuuito bom!



O projetinho foi outro mini-álbum muito bonito. Dessa vez fui o último a terminar, provavelmente por causa do meu perfeccionismo na hora de lixar as bordas. Tem um look bem mais, hm, "antigo" (não me vem palavra melhor no momento) do que o outro, do primeiro crop.





Basicamente é isso aí - neste sábado agora, todo mundo no prédio da Flávia Geórgia!

9 de novembro de 2007

Presentinho para uma amiga

Faz já vários meses, a minha colega Cecília viu algumas páginas do álbum da Cristina e achou muito bacana. Desde então eu me propus a fazer pra ela uma página sobre sua viagem de férias pela Europa, tínhamos combinado que ela ia escolher umas fotos da Itália, escrever um texto, e passar tudo pra mim que eu cuidaria do resto. Bom, ela nunca fez isso.

Mas, outro dia, me veio uma luz. Lembram daquele mini-álbum sanfonado que a Solange ensinou a fazer no primeiro crop de Curitiba? Bom, perguntei pra Cecília quantos países ela tinha visitado - oito, o mesmo número de envelopinhos do projeto.

Então botei mão à obra. Para a capa e a sanfona usei a segunda folha do Travel East da Paper Pizzazz (comprei duas por precaução, já que no álbum olímpico eu só uso uma), e para os envelopinhos comprei duas folhas da série Getaways, da Sticko, aquelas que têm os iconezinhos de viagem.

O resultado vocês vêem agora:




Vocês perceberam que não tem nada passando entre os furos. É que eu ainda não tinha comprado as argolas metálicas quando tirei as fotos. Resolvi usar argolas por causa de um detalhezinho que fiz em cardstock marrom, uma mini-etiqueta tipo aquelas de bagagem, com o nome da Cecília. As argolas achei na Altero, mas preferiria que elas fossem mais finas, embora com o mesmo diâmetro.

Ah, sim: a Cecília curtiu bastante o álbum. E já estou preparando outro desses, dessa vez sobre a Oktoberfest 2007. A dificuldade, até agora, tem sido achar um papel que seja ideal para os envelopinhos, pois para a capa e a sanfoninha eu já tenho.